No mês de junho de 2019 foi realizado o DCP

O QUE É DCP – DESENVOLVIMENTO COMUNITÁRIO PARTICIPATIVO é um instrumento participativo de envolvimento local que oportuniza a voz de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias e outros atores importantes da comunidade na definição e monitoramento das ações de proteção e promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens nas comunidades. Possibilita o engajamento local para a identificação sistematizada das demandas, limitações, potencialidades e forças da comunidade, além de servir de base para a definição dos caminhos para as mudanças a serem estabelecidas e monitoradas através de indicadores específicos. Portanto, trata-se de um instrumento de planejamento participativo e governança comunitária.

Essa ferreamente é uma construção conjunta entre, crianças/adolescentes, famílias inscritas no sistema de apadrinhamento do ChildFund Brasil, OSP parceira da ASPAIJ, juntamente com representantes da rede municipal, entidades locais e parceiros da Igreja Central, essa construção tem como público alvo as crianças de 0 a 06 anos de idades, as crianças de 07 a 14 anos de idade e suas famílias, todos são inscritos de acordo com os critérios do sistema de apadrinhamento, com o único objetivo de superar a extrema pobreza de famílias em vulnerabilidade social.

Nessa perspectiva, Privação, Exclusão e Vulnerabilidade são dimensões da pobreza que ultrapassam a questão monetária e material, que influenciam de maneira relevante no pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.

O processo de planejamento participativo (Desenvolvimento Comunitário Participativo) foi desenvolvido entre os meses de junho e setembro de 2019 e contou com o envolvimento de 118 pessoas, a partir dos encontros foram revisadas as prioridades comunitárias realizados, entre elas, o desemprego dos pais e/ou responsáveis pelas crianças, isso por quê o contexto local é marcado pela limitação da capacitação profissional, decorrente do baixo desenvolvimento educacional gerado pela evasão escolar dos cuidadores das crianças. Situação impulsionada pela carência de opções de empreendimentos destinados a geração de emprego e renda. Soma-se ainda a reduzida atuação governamental no desenvolvimento de políticas que favoreçam o crescimento do mercado local.

As prioridades estabelecidas estão relacionadas com a estratégia programática seguida pela Instituição, possibilitando dessa forma o planejamento de programas, projetos e tecnologias sociais, que desenvolverão linhas de ações que abordarão de forma transversal as prioridades comunitárias estabelecidas no processo de planejamento participativo.

A metodologia utilizada nesses encontros possibilitou uma escuta participativa de todos envolvidos no processo, visando o desenvolvimento na elaboração das linhas de ação a serem implementadas junto à Associação. Os 15 processos realizado no período para triênio 2020/2022, foi destacada a importância da participação de cada um/a no processo, como o engajamento local, escuta comunitária, planejamento participativo, seguimento comunitário definindo a estrutura de representação das famílias inscritas que atuarão na governança do planejamento estabelecido, monitorando e avaliando o plano de ação.

Compartilhar