Associação de Promoção e Assistência a Infância e Juventude – ASPAIJ é uma organização da sociedade civil – OSC, com personalidade jurídica própria, sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, social, cultural e ambiental, contribui para proteção à família, criança e juventude através de serviços na área de assistência social, saúde, educação, cultura, esporte e lazer, visando o desenvolvimento integral à famílias em risco social do município de Anagé.

Criada desde 2016 a ASPAIJ possui em sua governança 25 membros; sendo 6 para diretoria executiva, 6 do conselho fiscal e 11 do conselho admirativo, assim o Presente João Rocha dos Santos gestão 2021-2024 é quem está à frente das atividades que lhe são conferidas legalmente. Possui, também equipe técnica para operacionalizar as ações de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de programas e projetos, bem como a formação continuada dos membros dos órgãos da administração, e atendimento aos beneficiários.

O atendimento está pautado no PEA- Planejamento Estratégico de Área nas comunidades urbana e rurais para identificar os problemas sociais, com o levantamento, pode instituir quais projetos e tecnologias sociais para cada comunidade, este levantamento é realizado a cada três anos, atualmente esse planejamento é realizado pelo DCP – Desenvolvimento Comunitário Participativo, é um retorno nas comunidades atendidas para reavaliar o atendimento, se foram alcançados os resultados e se houve surgimento de novos problemas, e novas ações são proposta.

Diante do quantitativo de crianças em situação de vulnerabilidade social em Anagé, ligada à ausência de políticas públicas que deveriam atender a necessidade das crianças e adolescentes da zona rural e urbana, surge a parceria da igreja Central e ChildFund Brasil, tornando realidade o apoio para o desenvolvimentos estratégicos de novos projetos e fomento voltados ao atendimento com melhor qualidade e assim promover ações de transformação social as crianças, adolescentes, jovens e famílias em vulnerabilidade social de Anagé.

Dentre os programas, projetos e tecnologias socais temos:

Família cuidadora/Primeira Infância Saudável e Protegida – Contribuir para que a família desenvolva suas competências visando à garantia de condições dignas para o pleno desenvolvimento de crianças.

Principais atividades: Capacitações e formações para equipe, voluntários, campanhas e eventos comunitários com temáticas sobre a proteção infantil e distribuição do kit compaixão (kit de alimentação e higiene pessoal), essa atividade ocorreu em virtude da situação emergencial devido a pandemia do novo corona vírus.

Adolescentes Saudáveis e Participativos/Crianças e adolescentes saudáveis e confiantes – Contribuir para fortalecer os vínculos entre crianças, adolescentes e adultos responsáveis em ambientes saudáveis e protegidos.

Principais atividades: Atividades de apadrinhamento, atividades da casinha de cultura.

 Habilidades para a vida/Crianças e adolescentes saudáveis e confiantes – Promover a educação e a cultura de paz com participação ativa de crianças, adolescentes, família, escola e comunidade para o exercício da cidadania.

Principais atividades: Projeto especial de música e Rua de Lazer, atividades não formal do Aflatoun.

Sustentabilidade do Lar/Família e comunidade segura e protegida – Assegurar às famílias acesso aos meios de vida sustentáveis para a promoção do desenvolvimento de crianças em seu lar e na comunidade.

Principais atividades: Formação de novos grupos GOLD e acompanhamento mensal do desempenho das poupanças.

O alcance desses projetos sociais, beneficiam 1.949, crianças/adolescentes inscritas no sistema de apadrinhamento do ChildFund Brasil, são 1.476 famílias atendidas e aproximadamente 6.000 pessoas cobertas e contempladas por fazer parte da família, todos esses atendimentos abrange a 61 comunidades do território anageense.

Compartilhar