O Projeto Especial de música é uma oficina que envolve a musicalização em geral, como objetivo de desenvolver a capacidade rítmica e mental, tendo como foco principal a transformação social.

O Projeto oferece aulas de violão popular, percussão, canto coral e a criação de instrumentos com materiais recicláveis, visando trazer transformação e oportunidade para muitas crianças. Além de melhorar a convivência social e de preservar o meio ambiente através de cada objeto reciclado, elas usam sua própria criatividade para construir o instrumento.

O Projeto atende 8 comunidades com o total de 120 crianças de 6 a 14 anos. As atividades são realizadas nas comunidades semanalmente no horário oposto ao escolar. Os conteúdos são elaborados mensalmente para cada turma atendida, atendendo ao desenvolvimento do grupo. Cada turma tem um total de 15 crianças. Nas aulas práticas com o violão o aluno começa conhecendo o instrumento, em seguida os primeiros exercícios e acordes, só depois aprendem a tocar sua primeira música.

Os instrumentos de percussão são: zabumba e o triângulo, que geralmente são trabalhados nas festas juninas e em eventos culturais.

O canto coral tem muita importãncia em datas comemorativas como: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Padrinho e Natal. Trabalhado de forma coletiva, as crianças criam uma relação saudável com os colegas e também desenvolvem a técnica de canto.

Os instrumentos de reciclados são criados de ideias pensadas no lado musical que trazem a visão de que é possivel fazer música de qualquer coisa. Um exemplo é: xilofone de garrafa pet, que é feito através de garrafas pet recicladas. A percussão com latas de tinta também é uma ideia bastante criativa, pois trabalha a coordenação motora e rítmica.

A flauta feita de canudos é desenvolvida através de material reciclado também e é um instrumento de sopro que trabalha a respiração e a concepção musical de cada aluno.

O resultado é positivo, muitas crianças participam das aulas e já foram realizadas apresentações em visitas de padrinhos e em festas.

Compartilhar